segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A ideologia texto 3º ano

A ideologia



A alienação social se exprime Numa “teoria” do conhecimento espontânea, formando o senso comum da saciedade. Por seu intermédio, são imaginadas explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida.

Um exemplo desse senso comum aparece no caso da “explicação” da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa (preguiça, ignorância) ou por vontade divina ou por inferioridade natural. Esse senso comum social, na verdade, é o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade — sacerdotes, filósofos, cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas —, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe dominante de sua sociedade. Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum social és Ideologia, Por meio dela, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais — a dominantes dirigente — tornam-se aponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.

A função principal da ideologia é ocultara dissimularas divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de indivisão social e de diferenças naturais entre os seres humanos, Indivisão: apesar da divisão social das classes, somos levados a crer que somos todos iguais porque participamos da idéia de “humanidade”, ou da idéia de “nação” e “pátria”, ou da idéia de “raça”, etc, Diferenças naturais: somos levados a crer que as desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão social das classes, mas por diferenças individuais dos talentos e das capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.

A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem Levarem conta que há uma contradição profunda entre as condições realcem que vivemos e as idéias.

Por exemplo, a ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas é inferior aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; os homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc.

A maioria, porém, acredita que o fato de ser eleitor, pagaras dívidas e contribuir com os impostos já nos faz cidadãos, sem considerar

condições concretas que fazem alguns serem mais cidadãos do que outros. A função da ideologia é impedir-nos de pensar nessa coisa.

Principais características da ideologia



*Prescrição de normas: a ideologia prescreve normas para a conduta humana e, por isso, tende a manter a ordem social. No entanto, essa mesma característica instiga os homens à ação, provando que a ideologia não se compõe de idéias abstratos ou desligadas do real, mas de idéias e representações que se concretizam e movem os interesses dos homens, tanto para a manutenção quanto para a transformação da realidade.

*Representação social: a Ideologia tem a capacidade de representara realidade, criando imagens e conceitos que dão significado às relações sociais objetivas. Ela trabalha com símbolos e criações mentais. Um exemplo é a concepção de pátria-mãe, que conota proteção e amparo a todos os cidadãos, como se não existissem diferenças de tratamento e assistência aos problemas sociais:menor, mãe solteira, Invalidez por doença, desemprego, mendicância, crime e marginalidade, favelização, para citar alguns.

• Generalização do particular: a Ideologia Ignora as Especificidades dos fenômenos sociais. Trata de forma generalizada as diferentes realidades da família, da pátria, da educação, do trabalho, ocultando as condições sociais desiguais de realização dos objetivos a que os homens se propõem.

• Discurso lacunar: a Ideologia apresenta molas-verdades, Embora lacunar, o seu discurso é coerente. A afirmação “o salário mínimo atende ás necessidades básicas de uma família é um exemplo de discurso ideológico.

• Explicação da realidade: a Ideologia explica o que acontece, a partir do ponto de vista dos que dominam. Tende a Justificar posições sociais privilegiadas o impede, multas vezes, que autoridades políticas, econômicas, religiosas, científicas sejam questionadas. Nesse sentido, prevalece a opinião do deputado, do ministro, do religioso, do pesquisador, do Intelectual, como porta-vozes da verdade. É o argumento da autoridade.

• Inversão da realidade: a ideologia detém-se nos efeitos dos fenômenos, encobrindo suas causas. Não é raro, por exemplo, as reivindicações populares por melhores condições de vida e de trabalho serem rotuladas como um problema de “.falta de cultura”, ou a fome de parcela significativa da população brasileira ser explicado pela falto do hábito de plantar de nosso povo.

• Alienação: a Ideologia produz um afastamento do produtor em relação a seu produto, Impedindo-o de achar significado em seu trabalho. A alienação projeta-se, também, em outras dimensões da vida, Instalando o conformismo e a indiferença diante de determinadas situações sociais.

• Fetichização da mercadoria: a mercadoria fetichizada exerce domínio sobre o produtor e fascínio sobre o consumidor como se tivesse vida própria, Imprime força às ações de troca social. A ideologia vale-se desse processo e transforma as relações entre os homens em relações entre coisas. Desse modo, quando trocamos dinheiro por algum objeto, geralmente não percebemos as relações sociais contidas na mercadoria.

• Retificação: a ideologia faz as qualidades das coisas aparecerem como seus atributos naturais. Assim, retificadas (coisificadas), as relações de trabalho, por exemplo, são valorizadas na forma de salários. A retificação dá vida humanizada a coisas inertes, sem deixar transparecer as relações sociais que as sustentam, como nesta afirmação: “A empresa julgou improcedente a solicitação do sindicato”,

• Naturalização: a ideologia naturaliza as ações humanas, como a discriminação contra índios, por exemplo, para que aceitemos as desigualdades sociais e justifiquemos o fato de “sempre’ ter existido violência contra eles. Aponta a verdade como Inscrita na ordem das coisas, considerando uma ordem natural de acontecimentos em detrimento do processo histórico. Nesse raciocínio, é considerada “natural” a dominação de um grupo ou classe social sobre outro, o a hierarquia aparece como necessária.

• homogeneização: a Ideologia homogeneíza a aparência das classes sociais originalmente divididas em razão do antagonismo de Interesses no processo de produção e na repartição dos bens. A Ideologia apresenta-nos uma realidade sem conflitos o som contradições. Aposta na integração social, por exemplo, referindo-se ao progresso material como “fruto do trabalho de todos”.

• Ocultação: a ideologia prima por ocultar o verdadeiro conhecimento da realidade. Dado a Inter-relação de suas característicos, a Ideologia tende a esconder as Intenções predominantes nas ações, mascarando a existência de contradições na convivência social. Assim, elo é parcial, deixa opaca a realidade e auxilia a dominação. A Ideologia escamoteia a essência dos fenômenos, deixando ver apenas sua aparência. Em seu discurso, por exemplo, a ideologia preserva a imagem de certas personalidades ao superestimar seus feitos pessoais nos acontecimentos históricos, A narrativa desses fatos é o que chamamos de “história oficial”.




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