domingo, 7 de março de 2010

O homem, um ser social e político

O homem, um ser social e político




Movidos pelo instinto gregário, os animais passam a viver juntos com a finalidade de sobreviver e conservar a espécie. Se por qualquer razão essa convivência pacífica é ameaçada, eles se opõem, lutam entre si, sobrevivendo apenas os mais aptos.

Os seres humanos também não vivem sozinhos; não como animais solitários. Impelidos pelos instintos de sobrevivência, segurança, reprodução e satisfação, para citar os mais importantes e conhecidos, os homens se associam uns aos outros. Em que eles diferem dos animais?

O indivíduo não existe, como ser humano, fora do meio social. Além dos impulsos vitais que levam os homens a se juntar ou a se opor uns aos outros, eles são estimulados a compartilhar sua existência com os demais, movidos pela necessidade de buscar o bem comum. A coexistência e a cooperação entre os indivíduos e grupos são necessárias para as constituições sociais e políticas que, por sua vez, garantem o bem-estar individual e coletivo e coletivo.

Para possibilitar uma convivência harmoniosa, resultado da associação permanente entre os indivíduos diferentes, o homem estabelece normas e padrões de conduta, promulga leis que regulam a vida em sociedade. Nesse sentido, além de ser social, o homem é um ser político: governa com habilidade o destino de sua pólis (cidade).

A sociabilidade é inerente ao ser humano e garante a perpetuação de sua história. A convivência social permite-lhe compartilhar experiências e vivências passadas e presentes, bem como projetar realizações futuras pelo uso contínuo da linguagem.

A linguagem é um fenômeno eminentemente social, resultado da convivência humana, que possibilita a comunicação escrita e oral entre os homens. Por meio da linguagem é possíveis a transmissão da cultura, a conservação do passado, o registro do presente e a construção do futuro. A comunicação pessoal e social é intermediada pelo uso que os homens fazem da linguagem, nas suas mais variadas formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.